quarta-feira, outubro 25, 2006

Dukkha samudaya ariya sacca


Os budistas tem razão. Desejo é sofrimento e querer é sofrer. Porque afinal, todo desejo frustrado vira sofrimento. E todo desejo ainda não satisfeito está em estado de frustração. Se ele é realizado ou satisfeito de algum modo, passado o prazer do sucesso, que nunca dura o suficiente, outro desejo tomará o lugar do anterior, num ciclo sem fim de inquietação e frustração. Donde se conclui que realmente a paz perfeita só existe em não desejar absolutamente nada. Só existe a paz na eliminação do ego.

Se eu gostaria de renunciar ao meu ego e nunca mais sofrer? Bem, sim. Mas desejo isso (e portanto sofro) da mesma maneira que as pessoas desejam ganhar na loteria, como um sonho distante e impossível. Não, não sou tão ambiciosa a ponto de querer a paz perfeita, a ponto de desejar uma força de vontade e uma sabedoria tão profunda que me dêem o poder de eliminar a minha própria individualidade. Sou hedonista e vaidosa demais para isso.

Mas isso não me preocupa tanto. Porque se eles estiverem certos, os budistas, então todos nós estamos condenados ao eterno recomeço enquanto não atingirmos o Nirvana, através da reencarnação. Ou seja, vou ter mais uma chance de me emendar e me tornar um Buda e tal. E se não estiverem, se não houver nada, pelo menos eu aproveitei bastante o meu ego enorme e cheio de vontades.

quinta-feira, outubro 19, 2006

Heroes

Só porque eu acordei com vontade de ouvir essa música. Ah sim, e também porque o David Bowie é um chuchu. Aproveitem, acho que não vai aparecer por muito tempo.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Tristes Trópicos


Nada como um cartunista para falar umas verdades infelizes.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Só um lembrete...

Em época de eleição, independente de quem você pretende premiar com o seu voto, tem algumas coisas que é bom lembrar. O Istituto Millenium tem um artigo que deixa bem claro uma delas:

"Pragmatismo não é uma boa solução. Por exemplo, paga-se ao flanelinha porque, diz-se, é mais caro cobrar dos políticos a segurança pública prometida. Se tenho a opção de não pagar impostos e apenas pagar ao flanelinha por seus serviços, ok, eu concordo. Mas pagar ao flanelinha não me livra dos impostos. E aí? Sou duplamente extorquido? São dois ladrões agora. Um, que não foi sorteado, agora me cobra para vigiar meu carro. O outro, que me levou R$ 3.00 no mês, não me dá nada em troca do meu dinheiro. Pudera, fui assaltado."
Agradecimentos ao Claudio.