sábado, setembro 13, 2008

Me acordem para o almoço

Toda vez que eu estou quietinha na sala da minha casa tentando tirar um cochilo, alguém (quase sempre a minha mãe, mas varia) me acorda para perguntar porque eu não levanto do sofá e vou dormir na minha cama. Normalmente eu resmungo e volto a dormir, mas agora eu vou explicar publicamente e de uma vez por todas, para que nunca mais ninguém seja acordado do seu cochilo para ouvir uma pergunta besta dessas.

Para começar, cochilo é cochilo, sono é sono. São coisas muito diferentes. Eu, que sou já mestre no assunto, nem mesmo preciso estar com sono ou muito cansada para deitar e cochilar: só precisa uma preguicinha e alguma coisa que justifique um pouco de cansaço (do tipo, levei minha cachorra para passear, fiz um bolo de fubá, tirei os papeizinhos velhos da bolsa, etc). Por isso mesmo, cama não serve, porque cama existe para dormir a sério. Para cochilos, o ideal são poltronas, redes, cadeiras de balanço, toalhas de piquenique, espreguiçadeiras, tapetes felpudos, almofadões, cadeiras ou esteiras de praia ou, claro, sofás. O máximo de seriedade que um cochilo permite é usar a cama de outra pessoa, porque senão o cochilo vira sesta, que também é outra categoria.

Tem outros detalhes importantes para um cochilo bem sucedido: por exemplo, não se cochila de pijama (exceto se for domingo e você estiver passando o dia todo de pijama, aí pode). A roupa ideal é aquela de ficar em casa mesmo, meio velhinha, mas de verdade quase qualquer uma serve. A única realmente proibida é roupa formal, porque de verdade, é impossível um cochilo decente de gravata ou colar e vestido. Quando isso acontece, é porque a pessoa só pegou no sono – e isso não é cochilo, cochilo tem que ser de propósito.

Ah, importante: acessórios para cochilo. TV ligada baixinho, revista, jornal ou livro na barriga, xicará de chá do lado deixada pela metade, esfriando, um gato ou cachorro dormindo do lado – no caso do gato, se for pequeno, pode ficar em cima da barriga, principalmente se estiver ronronando – e cobertor, se estiver frio o suficiente. Lareiras acesas também são recomendadas para cochilos charmosos.

A última regra e a mais importante é que um cochilo dura no máximo duas horas, de preferência menos. MAS (reparem nas maísculas enfatizando) ninguém pode acordar quem cochila, a pessoa tem que acordar sozinha ou talvez porque o gato se mexeu. Essa parte minha mãe não entende e insiste em continuar me acordando perguntando se eu já não dormi demais ou dizendo que eu vou estragar o sono da noite ou me mandando ir dormir na cama. Sinceramente? Eu acho que ela me acorda é para pegar o sofá para ela.

Pronto, postei. Agora vou dormir.