quinta-feira, dezembro 15, 2005

Amor X Paixão


Digo com conhecimento de causa: amor e paixão são coisas muito diferentes. Amar é bom, lindo, maravilhoso. Estar apaixonado é horrível e eu não desejaria para o meu pior inimigo.

Compare. Amor é paz. Paixão é conflito. Amor é alegria, paixão é sofrimento. O amor constrói, a paixão destrói. A paixão é cega, o amor é só meio míope. Amor engorda, paixão emagrece. Amor dá sonhos lindos, paixão não deixa a gente dormir. Amor liberta, paixão escraviza.

O amor faz a gente querer produzir, conquistar mil coisas, aprender coisas novas para trocar lições de vida com a pessoa que se ama. A paixão é egoísta e burra: só se interessa pelo seu objeto e só para ele vive. O amor incentiva a doação, o perdão. Já a paixão é egocêntrica e vingativa, vai atacar com unhas e dentes o que estiver no seu caminho. Quem ama e sofre não aponta culpados por seu sofrimento, não acusa e não odeia. São os apaixonados que cometem os crimes passionais, perseguem, se humilham, dão escândalo.

O amor é bom porque é a constatação de que aquela pessoa tão especial torna sua vida mais alegre, mais interessante e torna também as dificuldades mais fáceis de serem superadas. Ele nos torna mais calmos, mais serenos, mais otimistas. Sabemos que o ser amado não é perfeito nem nunca vai ser e não exigimos dele a perfeição. Amor é aceitação.

A paixão é ruim porque nos faz acreditar que a vida sem aquela pessoa não vale a pena ser vivida (e isso nunca é verdade). É uma espécie de loucura, uma idéia fixa que destrói a auto-estima e o equilíbrio do apaixonado. Ela nos impede de enxergar os defeitos e a humanidade da outra pessoa e nos faz acreditar que ela será a solução de nossos problemas e a chave de nossa felicidade. Paixão é idealização.

25 Comments:

Blogger J. Alencar said...

Concordo com cada palavra.
Sei como é, evitar uma paixão é o melhor a fazer pelo seu proprio bem mental.
Evite-a.
Mas mudando de assunto, que cachorro feio! Merece mesmo o premio.
Boa semana.

8:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que menina querendo complicação.
Se apaixonar é a melhor coisa que
tem, quando vira amor então.

Juízo , um beijo menina.

10:01 AM  
Blogger Helder da Rocha said...

Por outro lado, a paixão é humana, muito humana. É viva, muito viva. Todas as emoções intensas são vivas. Deixar-se apaixonar cegamente é como saltar de um penhasco sem olhar o que tem embaixo. Mas às vezes é preciso fazer isto. As pessoas estão cada vez mais anestesiadas, e não permitem-se sofrer. Querem vestir personagens estáveis, racionais e idealizados sempre estáveis, que não erram, que não choram. E assim, distanciam-se uns dos outros, tornam-se máquinas e mesmo próximos, sentem-se distantes. A dor e a alegria andam juntas. A paixão subverte o mundo, mas se não fosse essa louca subversão, o mundo seria muito chato.

1:34 PM  
Blogger Alessandra said...

Ah, sem dúvida que a paixão é uma explosão de vida! Meu problema com ela é que é muito cara, o que não significa que ela não valha a pena, se a felicidade paga o sofrimento. Até porque, no antagonismo de amor e paixão, o último muitas vezes é o embrião do primeiro. Toda emoção vale a pena, se bem vivida. Algumas só doem mais do que outras.

2:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

A paixão é uma coisa cultural, os índios não se apaixonavam.
Gostar de alguém é natural, algo que sempre existiu e sempre existirá.
Não gosto de nenhum dos dois termos.

2:24 AM  
Blogger João Philippe said...

O problema é que pra chegar no amor, muitas vezes a gente tem que atravessar o suplício da paixão...

2:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alessandra,
Perfeito o que vc escreveu.
Só não vou me apaixonar por vc pq seria muito egoísta. rs
Bjo!
Meu email tá aqui em baixo.

5:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

devulsky@gmail. c o m

5:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

A paixão é uma resposta biológia do nosso corpo que quer algo do dna da pessoa desejada para nossa prole o desejo de cruzar o seu dna com o da pessoa em questão é tão forte e inexplicavél para você que não conssegues raciocinar o que é bom ou ruim ,você apenas deseja e quer demais tal pessoa, é o nosso maior instinto animal, camuflado pelo nome de paixão.

11:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

concordo plenamente em numero e grau...

9:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

quem escreveu isso eh um genio

3:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Na realidade o amor e tudo isso ele constroi,liberta,engorda,faz a gente se sentir feliz,leve,mais a paixao e doentia,cega,enfeitiÇa,nao produz,so o tempo para curar e deixar a pueira baixar.Primeiro temos que pensar em nos para depois no outro,ou seja amar a si mesmo para depois amar o outro.

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo, eu ja me apaixonei, e ti digo..é horrivel...eu pensei q fosse morrer...hj busco um amor, um amor de verdade. Não quero mais me iludir. Certo q aprendi com a apixão, mas passar por tal dor mais uam vez...nem sonhando.

3:16 PM  
Blogger Trindade said...

Olá, condordo quase em tudo com vc.
Sim, amor e paixão são totalmente diferentes. Dá uma lida no meu blog, tem um tópico praticamente idêntico ao seu. Vê o que acha do que escrevi e me diga sua opinião. Parabéns pelo texto e obrigado.

http://trindadde.blogspot.com

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

olha gente ja mi apaixonei uma vez e foi horrivel sofri muito durante quase 1 ano mais hj eu estou namorando com uma pessoa magnifica a 6 meses e acontece da pessoa q mi fez sofrer si declara pra mim e dizer q mi ama e normalmente como qualquer humano isso vai li deixa confuso alguem q tem alguma ideia boa pode mi responder o q acha q devo fazer?
entre meu bem namorada x meu mal paixão

1:24 AM  
Blogger Unknown said...

Concordo com quaze tudo , se apaixonar é realmente sofrer , chorar ,passar noites em claro ,se machucar mas não tem coisa mas gostosa que viver uma louca paixão ? Fazer loucuras , receber declarações a todo tempo ,viajar milhas ao encontro da amada , brigar e minutos depois se amar loucamente ,ter a sensação de serem os unicos no mundo ,não conter as lagrimas ou ouvir musicas que lembre nosso amor ,esquecer o resto do mundo ao estar do seu lado ,esquecer de si proprio e só pensar na outra .
a paixão é uma doença deliciosa e inevitavel !

2:17 PM  
Blogger Bruninha said...

Tbm concordo..!!não tem nada comparado com a paixao...Vc se transforma...faz coisas ke nem sabia ke teria coragem...

Ai pessoas..deêm uma olhadinha no meu....

http://kissbluesepoesia.blogspot.com/

10:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Para você mesmo, diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)... Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes)... Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (nove vezes)...Nossa senhora do desterro, desenterre (AA) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (AA) venha para mim (AJ) afaste todos amigos, que ele não tenha pensamentos para outras coisas e amigos e sim para mim, pense em mim, me telefone e me ame. Confio no seu poder e sei que serei atendida. Amém. Nossa senhora do desterro, desenterre (AA) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (AA) venha para mim (AJ)., afaste todos amigos, que ele não tenha pensamentos para outras coisas e amigos e sim para mim, pense em mim, me telefone e me ame. Confio no seu poder e sei que serei atendida. Amarra homem, amarra homem, amarra homem. (AA) Te prendo e te amarro tua alma, teu espírito e teu corpo, as forças te trarão chorando aos meus pés, tu não hás de comer, tu não hás de falar com outra mulher enquanto não me procurar para pedir o meu amor, o meu perdão e a nossa reconciliação. Te prendo (AA) com toda força, amarrado a mim, dominado por mim, nenhuma outra mulher te interessará, tu terás pensamento só em mim, meu amor por ti será tudo! Socorro!!! Salve Rainha do Cruzeiro, traga (AA) de volta imediatamente, que o (AA), mande mensagem, me ligue, me procure, me ame loucamente, não tenha vontade de fazer mais nada enquanto não ligar para mim, me procurar e queira me amar, ficar, sair, namorar, transar e estar comigo sempre, o tempo todo, que perca o juízo quando estiver comigo, que (AA) sinta saudades, vontade de mim o tempo todo, de manhã, de tarde, a noite, de madrugada, que não pare de pensar em mim nenhum momento, que eu fique na cabeça dele vinte quatro horas por dia, e que ele (AA) sinta muita vontade de estar comigo, como eu estou sentindo dele neste momento. Prometo publicar esta oração sete dias seguidos, todos os dias, pois sei minha Salve Rainha do Cruzeiro que sua bondade é grande. Amém.

5:52 AM  
Blogger Clay said...

Uma Oração para o Amor muito Forte e Poderosa. Essa oração é muito forte e poderosa:
Pelos poderes de SÃO CIPRIANO e das três almas Pretas que vigiam São Cipriano, NOME DA PESSOA) virá agora, atrás de mim (SEU NOME). o (NOME DA PESSOA) virá de rastos, apaixonado cheio de amor e tesão para ficar comigo para sempre e mais rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder, que o (NOME DA PESSOA) deixe de vez todas as outras mulheres e AMIGOS, PRINCIPALMENTE as paqueras e assuma para sempre que me ama (SEU NOME). São Cipriano que O (NOME DA PESSOA) me procure a todo o momento. HOJE E AGORA, desejando estar sempre ao meu lado, que o (NOME DA PESSOA) tenha a certeza que eu sou o seu amor, o amor da sua vida e que não tenhas olhos pra mulher nenhuma, que sou perfeito para ser amante dele e sou seu amor pra toda sua vida, e que O (NOME DA PESSOA não possa mais viver sem mim, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento todos os minutos e todos os momentos de sua vida. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE estiver O (NOME DA PESSOA), irá parar, porque o pensamento dele estará em mim (SEU NOME). E ao se deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com amor, que O (FS) queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas 24 horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente por ouvir minha voz, QUE TENHA UM CIÚMES INCONTROLAVEL DE MIM (SEU NOME). SÃO CIPRIANO faça O (NOME DA PESSOA,), sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá por mulher nenhuma, que o (NOME DA PESSOA). SINTA NOJO DAS MULHERES E QUE O SEU AMOR SEJA SOMENTE MEU, POIS SOMENTE COMIGO SENTIRÁ PRAZE, ALEGRIA E FELICIDADE, EU SEREI TUDO EM SUA VIDA. Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim, e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha PAZ se estiver bem comigo. Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar SEU nome SÃO CIPRIANO em troca de amansar O (NOME DA PESSOA.), e trazê-lo apaixonado, carinhoso,devotado, dedicado, fiel, e cheio de desejos aos meus braços, para que assuma o nosso amor, o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três Almas pretas que vigiam SÃO CIPRIANO.
Passa essa mensagem quatro VEZES e rapidamente terás uma surpresa dentro de 1 HORA

9:16 AM  
Blogger Clay said...

Uma Oração para o Amor muito Forte e Poderosa. Essa oração é muito forte e poderosa:
Pelos poderes de SÃO CIPRIANO e das três almas Pretas que vigiam São Cipriano, NOME DA PESSOA) virá agora, atrás de mim (SEU NOME). o (NOME DA PESSOA) virá de rastos, apaixonado cheio de amor e tesão para ficar comigo para sempre e mais rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder, que o (NOME DA PESSOA) deixe de vez todas as outras mulheres e AMIGOS, PRINCIPALMENTE as paqueras e assuma para sempre que me ama (SEU NOME). São Cipriano que O (NOME DA PESSOA) me procure a todo o momento. HOJE E AGORA, desejando estar sempre ao meu lado, que o (NOME DA PESSOA) tenha a certeza que eu sou o seu amor, o amor da sua vida e que não tenhas olhos pra mulher nenhuma, que sou perfeito para ser amante dele e sou seu amor pra toda sua vida, e que O (NOME DA PESSOA não possa mais viver sem mim, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento todos os minutos e todos os momentos de sua vida. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE estiver O (NOME DA PESSOA), irá parar, porque o pensamento dele estará em mim (SEU NOME). E ao se deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com amor, que O (FS) queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas 24 horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente por ouvir minha voz, QUE TENHA UM CIÚMES INCONTROLAVEL DE MIM (SEU NOME). SÃO CIPRIANO faça O (NOME DA PESSOA,), sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá por mulher nenhuma, que o (NOME DA PESSOA). SINTA NOJO DAS MULHERES E QUE O SEU AMOR SEJA SOMENTE MEU, POIS SOMENTE COMIGO SENTIRÁ PRAZE, ALEGRIA E FELICIDADE, EU SEREI TUDO EM SUA VIDA. Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim, e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha PAZ se estiver bem comigo. Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar SEU nome SÃO CIPRIANO em troca de amansar O (NOME DA PESSOA.), e trazê-lo apaixonado, carinhoso,devotado, dedicado, fiel, e cheio de desejos aos meus braços, para que assuma o nosso amor, o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três Almas pretas que vigiam SÃO CIPRIANO.
Passa essa mensagem quatro VEZES e rapidamente terás uma surpresa dentro de 1 HORA

9:17 AM  
Blogger Clay said...

Uma Oração para o Amor muito Forte e Poderosa. Essa oração é muito forte e poderosa:
Pelos poderes de SÃO CIPRIANO e das três almas Pretas que vigiam São Cipriano, NOME DA PESSOA) virá agora, atrás de mim (SEU NOME). o (NOME DA PESSOA) virá de rastos, apaixonado cheio de amor e tesão para ficar comigo para sempre e mais rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder, que o (NOME DA PESSOA) deixe de vez todas as outras mulheres e AMIGOS, PRINCIPALMENTE as paqueras e assuma para sempre que me ama (SEU NOME). São Cipriano que O (NOME DA PESSOA) me procure a todo o momento. HOJE E AGORA, desejando estar sempre ao meu lado, que o (NOME DA PESSOA) tenha a certeza que eu sou o seu amor, o amor da sua vida e que não tenhas olhos pra mulher nenhuma, que sou perfeito para ser amante dele e sou seu amor pra toda sua vida, e que O (NOME DA PESSOA não possa mais viver sem mim, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento todos os minutos e todos os momentos de sua vida. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE estiver O (NOME DA PESSOA), irá parar, porque o pensamento dele estará em mim (SEU NOME). E ao se deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar com amor, que O (FS) queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas 24 horas de todos os seus dias, fazendo assim com que me ame a cada dia mais e que sinta prazer somente por ouvir minha voz, QUE TENHA UM CIÚMES INCONTROLAVEL DE MIM (SEU NOME). SÃO CIPRIANO faça O (NOME DA PESSOA,), sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá por mulher nenhuma, que o (NOME DA PESSOA). SINTA NOJO DAS MULHERES E QUE O SEU AMOR SEJA SOMENTE MEU, POIS SOMENTE COMIGO SENTIRÁ PRAZE, ALEGRIA E FELICIDADE, EU SEREI TUDO EM SUA VIDA. Que tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão somente por mim, e que seu corpo só a mim pertença, que só tenha PAZ se estiver bem comigo. Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar SEU nome SÃO CIPRIANO em troca de amansar O (NOME DA PESSOA.), e trazê-lo apaixonado, carinhoso,devotado, dedicado, fiel, e cheio de desejos aos meus braços, para que assuma o nosso amor, o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três Almas pretas que vigiam SÃO CIPRIANO.
Passa essa mensagem quatro VEZES e rapidamente terás uma surpresa dentro de 1 HORA

9:17 AM  
Blogger 31193200 said...

AMOR X PAIXÃO
Pedro Cabral Cavalcanti

Muitos confundem amor com paixão
Amor é querer o bem da passoa amada
E paixão é tão somente tesão
Mas quem ama também sente paixão

quando a paixão se acaba
o tesão vira tensão
é um acusando o outro
E tudo acaba em separação

E continuam falando errado
Que o amor acabou
Mas o amor não acaba nunca
Somente a paixão é que findou

Na paixão vive o ciúme
Que dizem ser o tempero do amor
Mas ciume é sentimento de posse
E é por isso que cuasa tanta dor

Neste nivel material
Que tanto nos faz padecer
Devemos do cônjuge amenizar
E não aumentar o seu sofrer

Quem quiser ser feliz
busque somente o amor
Pois nem mesmo somos donos
De nosso corpo sofredor

4:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.... LEIA SOZINHO ESTA SIMPATIA E AMARRAÇÃO AMOROSA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas... funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS... Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)... Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre fulano de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que fulano venha para mim fulana, afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras... mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém... Publique este simpatia por três vezes e em seguida entre no site www. ajudasentimental. net e logo vc perceberá a solução no seu caminho

5:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

amar é 1co 13. paixão é o contr´ro de tudo o q está escrito.

7:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Boa

8:25 AM  

Postar um comentário

<< Home