terça-feira, maio 02, 2006

Amar uma mulher linda


Fico chocada de ver como certos homens não percebem o ridículo de amar uma mulher porque ela é linda. Talvez percebam, mas sabe como são homens, eles pegam uma fraqueza ridícula e a transformam em heroísmo para livrar a cara. Enfim.

Pode haver coisa mais patética do que entregar-se inteiro a um ser humano que não fez nada para merecer isso? Colocar-se na mão de uma pessoa porque ela deu a sorte de tirar um bilhete premiado na loteria genética? É abjeto, é uma humilhação completa.

“Mas os homens não AMAM as mulheres lindas, apenas as desejam”.

Not really. Isso pode até funcionar para as mulheres que são apenas bonitas (como se fosse pouco), mas as mulheres realmente lindas de doer a vista despertam amor verdadeiro e pedidos de casamento, apenas por serem lindas. Muitos homens já casaram com mulheres apenas porque eram lindas, indiferentes a todas as outras características, boas e ruins, que empalidecem diante de tanta beleza.

Isso de certo modo é compreensível. Nós, seres humanos, somos sensíveis à beleza (aliás, a sensibilidade à beleza é meu critério para definir um ser humano. Recuso-me a pertencer à mesma espécie que alguém que diz que AMA Charlie Brown Jr. Nem chego perto se não estiver na coleira). Quando estamos diante de algo belo, ficamos comovidos e nosso queixo cai em homenagem àquela coisa que nos fez tão bem à alma e agradecemos a ela por nos permitir olhá-la. Mas uma coisa é amar a beleza. Outra é levar o pacote inteiro para ter a beleza por perto.

Talvez o motivo do meu nojinho e espanto seja o fato de que nenhuma mulher amaria um homem apenas por ele ser lindo. Pode até desenvolver uma paixão, mas amor de verdade não. Sempre esperamos que um homem justifique nosso amor e faça alguma coisa de mérito próprio que o justifique, nem que seja abrir a porta do carro ou contar uma piada boa(ainda bem, a maioria exige um pouco mais. Quer dizer, nem sempre. E acho que não é a maioria. Tá bom, esquece). Um mínimo de esforço, uma qualidadezinha de nada, mas algum esforço, alguma qualidade. Porque as mulheres querem ser merecidas, querem se acreditar damas medievais cujo amor será um prêmio a ser penosamente conquistado, mesmo que na prática não seja bem assim.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu me perderia por um olhar desses, me deixaria ser dilacerado por essas unhas...

6:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

concordo em número, genêro e grau... principalmente no que se refere a charlie brown junior rsrsrsrrsr um bj

12:55 AM  
Blogger Oph DeUohl said...

O outro lado da moeda? Vejo muitas 'damas medievais' que apenas esperam pelos seus 'cavaleiros' e não fazem a menor questão de demonstrarem-se dignas da luta que travamos contra ogros, dragões e afins...

2:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vim, li e gostei. Voltarei.

Linda ou não, acho que Cazuza matou a charada:

"Que ser artista no nosso convívio
Pelo inferno e céu de todo dia
Pra poesia que a gente não vive
Transformar o tédio em melodia
Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum veneno antimonotonia"

Sds.

8:56 PM  
Blogger Marcela P. said...

E alguem faz alguma coisa para merecer o amor de alguem? Amor nao se explica e nao tem razao de ser.

A beleza atrai, mas nao faz ninguem amar ninguém, nem homem, nem mulher.

Acho o peso da beleza importante. Nao manteria um relacionamento com alguem que eu considerasse feio, do mesmo modo que nao namoraria alguem burro. Mas beleza é relativo.

Enfim, nada (principalmente no amor) tem um valor absoluto, tudo deve ser considerado no conjunto.

beijos

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aí tem dois fatos: nossa humana atração pela beleza (esteja ela numa coisa ou num ser humano) e a atração masculina pela beleza que é, sem dúvida, muito grande. Amar o belo é natural. O problema é, no que se refere ao amor entre humanos, desconsiderar o resto, (coisa muito comum entre os homens). Sabedoria é não se deixar cegar pela beleza (que até a bíblia, sabiamente, diz ser uma qualidade vazia e enganosa) e ficar atento ao resto. Muitos seres humanos (homens principalmente) caíram em tremendas armadilhas devido à postura incauta ante a beleza!

12:01 AM  
Blogger Alessandra said...

É isso mesmo, Anonimo. O criticável é amar alguém por causa de UMA qualidade. A beleza é boa, mas não é tudo

9:27 AM  
Blogger Marco Aurélio said...

Bom, existem duas coisas muito válidas aqui, a primeira é que não se casa somente com a beleza, segundo que ninquem casa sem ela. O importante é pesar as coisas e ser firme em nossas decisões, quando decidir por alguém manter esta decição firme, da mesma maneira não ficar se humilhando por alquem que não move mesmo um musculo para merecer isto.

2:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Incrivel seu texto, concordei com cada linha, pois não existe algo mais sublime do que amar uma mulher. Poucos são os homens que alcançam a beleza que veste uma mulher, muito alem da beleza genética, mas a beleza pura que envolve a sua pele, a maciez de um beijo, o perfume suave, a delicadeza de suas formas e profundidade que cada uma carrega no olhar, tocar uma mulher não é como decorar um texto, por repetição e sim ler todos os dias um poema saboreando cada palavra. Tenho orgulho de ser mulher e amar outra mulher assim, nessa intensidade.
Belo blog... voltarei.

3:54 PM  
Blogger sthennyo said...

concordo em parte porque nao amar uma mulher linda por fora e por dentro?

3:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

foda-se sua filha da puta.quem vc pensa que é para diser que temos que amar o interior se vamos com er o que tem por fora??

3:34 PM  
Blogger luisa said...

gostei :)

http://commeavant07-luisa.blogspot.com :)

8:50 PM  

Postar um comentário

<< Home