quarta-feira, junho 07, 2006

Você é grande, mas não é dois!

Ontem Donald Rumsfeld, secretário de defesa dos EUA, tomou um carão público do ministro da defesa da Indonésia. Juwono Sudarsono, numa coletiva de imprensa que deveria ser meio chapa branca, disse que "a respeito de aplicação de medidas de segurança, incluindo leis anti-terrorismo, é melhor que vocês [o governo americano] deixem a responsabilidade de medidas antiterroristas para o governo local em questão". Isso seguido de uma delicada explicação, dizendo como isso é importante para a Indonésia, que é o maior país muçulmano do mundo e portanto observa uma percepção crescente em vários países e culturas que os EUA têm enfiado com muita freqüencia o nariz onde não foi chamado. Percepção causada pela sensação de ameaça que o poderio econômico e militar americano provoca em vários grupos no mundo todo.
No fim, Sudarsono, que é o primeiro ministro da defesa civil na história do país, disse que apenas vai assinar o acordo que dá liberdade aos EUA de sair procurando armas e "materiais sensíveis" em caratér temporário e quando for do interesse da Indonésia. Ouch.
Muitas pessoas falam que a política externa americana recente é imoral. Eu não vou tão longe, apesar de ter certeza que imoralidades foram cometidas. É apenas um governo cuidando do que acredita ser o interesse de seu país. O problema é que está tudo errado. Boa parte do poder americano se deve ao fato dos governos de outros países acharem que valia a pena se aliar à superpotência em questão. Mas se continuarem a serem tratados como mulher de malandro, sendo ignorados em suas posturas políticas e coagidos a sempre aceitarem as condições dos EUA, sem nunca serem ouvidos nas suas, vão começar a ser perguntar que diabos estão fazendo ali. Vão se distanciar, vão reclamar mais nas negociações, vão deixar de garantir apoio em organizações internacionais. Os EUA perderão um apoio que, mesmo não sendo vital, faz muita diferença.
O poder militar dos EUA é grande, mas é um só.
A história completa e uma análise melhor que a minha estão aqui.

2 Comments:

Anonymous Ana said...

Qyero ver o dia em que eles alcaçarão a nós... brasileiros rsrsrrs nesse dia eu vou cair na gargalhada... rsrsr!!! qq coisa manda o mlst visitar a casa branca rsrsrrs um bj

3:28 AM  
Blogger MARCIA said...

Alessandra, o governo Bush é um dos mais inconstitucionais da história americana. E na minha modesta opinião, tudo à favor de interesses escusos - da família do presidente e seus amigos.

11:38 AM  

Postar um comentário

<< Home