segunda-feira, setembro 11, 2006


A feiúra proposital é uma espécie de maldade. Uma pessoa que não se esforça, nem um tiquinho que seja, para tornar sua própria aparência e seu ambiente mais bonito é má. Porque a beleza em si pode não ser uma virtude mas a capacidade de apreciar e buscar a beleza é.

Uma pessoa que acha que buscar a beleza para si mesmo é fútil é um cínico maldito, um canalha. O mundo é feio, dizem. Pois sim, mas por isso vamos desistir da beleza? Isso é o mesmo que desistir da honestidade porque todos à nossa volta são corruptos, o mesmo que desistir da bondade porque existe o mal, é uma falha de caráter. Que muita gente tem, alguns possuindo um talentozinho todo especial.

9 Comments:

Blogger Cris said...

e sorte nossa que aquela beleza platônica essencial não existe. assim a gente fica livre pra buscar e criar beleza de maneiras diferentes. adorei o texto. bj

3:55 PM  
Anonymous Gabi said...

Exatamente. Beleza é algo relativo... mas inteligência e sensibilidade não.

Adoro o que escreve, linda

E vc sim, a meu ver..é belíssima

6:46 PM  
Blogger Alex said...

perfeito

1:00 AM  
Blogger Rodrigo L. C. said...

Sou feio, mas não sou mau. Tampouco um canalha, espero. Cínico? Talvez. Mesmo assim gostei. Voltarei depois, sem chupar limão.

1:11 AM  
Blogger MARCIA said...

Adorei!

E diria mais, beleza não tem nada a ver com os padrões convencionais (e convencionados) - das mulheres- tábua, do cabelo chapinha e do moço de queixo largo e másculo...

Mas tem a ver com harmonia, ser agradável, ser palatável, interessante, interessado e instigante.

1:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Lembro de alguns esoteristas expressarem opinião parecida.
Pois, "o Sufismo considera a beleza como um dos nomes de Deus, afirma que Deus ama a beleza, e que produzir coisas conforme à Beleza é uma forma de culto, de veneração a Deus"

Mas...será que pelo menos em certos casos não existe alguma subjetividade no que é belo ou feio?
Como nos desenhos animados, aquele alienígena horrendo dizendo: "Como esses humanos são feios!..."

2:22 AM  
Blogger Alessandra said...

Pois é Cris, a idéia é essa. Oi Gabi, ai, assim eu fico sem graça. Hullo, querido. Rodrigo, eu duvido, mas a pessoa que é feia mesmo não é má, só é se não buscar a beleza. Além disso, casos perdidos sempre têm a chance de serem originais e exóticos, que é outra forma de beleza. Né Marcia? Taí, anonimo, curti esses sufistas. Se deus existe (eu não boto muita fé não) eu acho que ele ama a beleza, então ela é boa. Ai, que caixa movimentada, apareçam gente, apareçam sempre!

9:31 AM  
Blogger Biajoni said...

isso aí.
:>)

11:02 AM  
Blogger Chico said...

O mundo ñ é feio, ele é hostil.

Nós que não achamos beleza do q é contrário a nós.

Mesmo assim, a procura da beleza não acho essencial...

Por mais vaidoso q eu seja (e sou d fato), a beleza por si é morta...incompleta.

É como eu sempre digo, a beleza é a primeira e a ultima coisa q procuramos na pessoa amada. A primeira pq é o q nos chama atenção no imediato e a ultima, pq depois de a pessoa a fundo, sua estética nem faz tanta diferença...

6:33 PM  

Postar um comentário

<< Home