quarta-feira, julho 04, 2007

A Cara do Personagem

Eu volta e meia encontro por aí os personagens dos livros que leio, exatamente como os imaginei. Não o próprio personagem, isso é absurdo, mas uma pessoa que fisicamente é o personagem, do jeitinho que o autor descreveu. Já aconteceu de encontrar alguns em estranhos na rua, mas como normalmente eu não descubro de cara, quase sempre acabo percebendo isso para valer em amigos e conhecidos, que eu posso observar mais.

Olha só: estudei na oitava série com uma garota que era exatamente como a Luísa do Primo Basílio seria com uns 13 ou 14 anos. Perdi contato, mas aposto que agora ela deve estar mais Luísa do que nunca. No colegial, Alba Trueba, da Casa dos Espíritos, era da minha sala (sem cabelo verde, claro). Ainda da Casa dos Espíritos, uma amiga da minha irmã era a cara da Pancha García – um pouco covardia, porque ela era filha de chilenos. O guarda-caça Mellors, de O Amante de Lady Chatterley, fez faculdade comigo e pegou uns 80% das minhas amigas. A Zulmira, de O Cortiço, também estudou comigo e era evangélica. E uma das tias do meu pai para mim é a Miss Marple gordinha.

Ainda não encontrei, e gostaria muito, uma Daisy Buchanan (mas tem que ter a voz certa), Dorian Gray, Ford Prefekt, João da Ega e Ellen Olenska.

Eu mesma, não sei se sou um personagem. Nunca achei nenhum que fosse descrito de um jeito que eu pudesse me reconhecer. Um amigo meu me disse que eu tenho um ar de Capitu, mas não sei não. Será que alguém conseguiria se reconhecer numa descrição aleatória? Alguém já se reconheceu fisicamente no personagem de um livro?

3 Comments:

Blogger Olivia said...

assustador também eu, que encontro por aí personagens que eu criei.

ahhh!

3:14 PM  
Blogger i said...

Cá entre nós, o personagem que mais tenho encontrado por aí é a barata do Kafka...

2:41 PM  
Blogger Helder da Rocha said...

Capitu? Hmmm... talvez. Acho que você parece mais com Valentina :-)

1:56 PM  

Postar um comentário

<< Home